Tire de letra e organize a melhor festa para a noiva!
Se você chegou nesse post, muito provavelmente ou você está noiva, ou tem uma amiga muito próxima que esta prestes a casar, certo? E como todo noivado envolve uma série de eventos, planejamentos e principalmente sonhos resolvi ajudar. Utilizei da minha vasta experiência de ter casado três amigas nos últimos dois anos para escrever esses 7 passos para organizar o chá de panela perfeito para sua amiga.
Então se você é a madrinha de primeira viagem, ou é a própria noiva e não sabe por onde começar, segue o passo a passo que tenho certeza que vai te ajudar.
1. Tema
Bom, primeira coisa, antes mesmo de definir o tema da festa, é preciso entender quem será responsável pela organização desse evento. Serão as madrinhas? As madrinhas e os padrinhos? Será apenas a noiva? A noiva junto com as madrinhas? Quem?
A verdade é que não tem regra, mas é importante que isso seja definido o quanto antes para a gente partir para a organização.
Feito isso, a definição do tema é a base de tudo! Se as madrinhas ficarão responsáveis pela organização sugiro definir o tema junto a noiva ou, se ela topar, fazer até mesmo uma supresa sobre o tema. A ideia aqui é usar a criativade e, claro, garantir que a personalidade da noiva esteja ligada ao tema.
Segue abaixo algumas ideias:
2. Lista de Convidados
Independente de quem está no comando da organização, quem define a lista é a noiva. Nesse momento é importante também definir quem enviará o convite para os convidados. Seja lá quem for fazer esse trabalho, tenho aqui algumas dicas importantes:
- Faça a arte do convite para ser enviada via WhatsApp, você pode utilizar o App do Canva, App Over ou se você tiver conhecimento pode fazer no Illustrator, Photoshop ou InDesign da Adobe. Fazendo o convite digital vocês economizam ai uma boa graninha. Em relação a isso também, tenho percebido que os eventos do Facebook não estão sendo muito utilizados mais, então eu apostaria no envio pelo WhatsApp.
- Para o envio ser mais prático e rápido, sugiro fazer ou uma lista de transmissão no WhatsApp ou um grupo.
- Exija confirmação, assim você pode cortar ou ter que se preparar com novos gastos.
- Sugiro isso ter uma madrinha responsável por tudo isso!
3. Budget
Tendo o tema e quantos convidados teremos tanto a noiva como as madrinhas precisam entender quem irá pagar pela festa. Da mesma forma que é comum as madrinhas arcarem com o orçamento, existem noivas que dão uma ajudinha ou tem aquelas que preferem bancar tudo.
Isso é algo que tenho certeza que será muito tranquilo de entender, afinal de contas ambos os lados tem intimidade e libertade o suficiente para abrir o jogo e decidir isso.
Caso as madrinhas assumam a bronca sugiro entrarem em um concenso sobre o valor investido por pessoa. Tenho visto que uma madrinha contribui com um valor de $100 a R$150 aproximadamente em um grupo de 15 madrinhas, onde o chá como um todo terá por volta de 40 convidados. Mas é claro que isso vai depender muito do nível de evento que vocês querem organizar.
Outra coisa que tem se tornado comum é os noivos quererem fazer um Chá Bar, onde participa tanto mulheres como homens. Já vi também acontecer de em determinado momento do Chá de Panela ds meninas, os padrinhos e amigos próximos se juntarem à festa. Isso pode até auxiliar no Budget, uma vez que os padrinhos também podem contribuir com uma parcela de dim dim.
Logo após a definição dos valores, façam orçamentos rápidos para validarem se o investimento será suficiente. Sempre guardando uma margem de 20% para eventuais gastos que podem surgir pelo caminho.
A hora de fazer os orçamentos pode surgir uma desorganização, então sugiro vocês fazerem uma lisitnha do que é preciso ser cotado e cada madrinha pesquisar um item. Com isso encaminhando siga para o próximo passo.
4. Equipe de Organização
Na minha opinião o ponto mais importante é a divisão de tarefas. Afinal de contas além de todas terem que contribuir um pouquinho para essa festa. Nada mais é do que um presente para a noiva, não é verdade? É importante tadas participarem. Assim também ninguém ficar sobrecarregada e cheia de tarefas.
Aqui vão minhas dicas de separação:
- Financeiro: alguém para receber a contribuíção da galera e realizar os pagamentos. Organize tudo no clássio excelzão da vida!
- Criação: sempre tem aquela amiga que manja de fazer artes digitais, essa pessoa fica responsável pelo convite, edição de vídeos e eventuais itens de papelaria personalizada.
- Compras: Alguém para fazer compras de mercado, como água, refrigerante, bebidas alcólicas, copos descartáveis, ect.
- Logística: Aquela que vai ter que buscar as encomendas de comida, bolo, docinho, etc. Essa pessoa no dia do evento também pode auxiliar com últimos detalhes que faltaram.
- Decoração: Pessoa chave para tornar a festa ainda mais especial e amarrar o tema escolhido na decoração! Essa amiga precisa ter um senso estético aguçado e ter facilidade com trabalhos manuais. Fica a dica aqui ter ao menos umas duas ou três pessoas para essa função.
- Contratação de Serviços: Geralmente será necessário uma copeira, moça para limpar o local após a festa. Até mesmo uma banda para música ou segurança para receber os convidados.
- Brincadeiras: É bom uma madrinha ficar resonsável pelas brincadeiras, afinal alguém tem que garantir a diversão da festa.
5. Comes e Bebes
Eu sou da opinião que as opções de comidas precisam ser bem práticas. Niguém merece ter que ficar se preocupando em esquentar uma comida ou recolher pratos e talheres pela festa. Então minha dica é usar e abusar de comidinhas que podemos comer fria com a mão ou auxilio de guardanapo. Aqui vão algumas ideias:
Já para bebidas vai muito do gosto de vocês. As minhas amigas são aderentes ao Gin por exemplo, então toda festinha fazemos um bar com toppings para cada uma montar seu drink. Já para os meninos a melhor ideia é pedir barril de chop, não tem erro.
Ah não se esqueçam de comprar uma garrafa de destilado para os maravilhosos shots!
6. Decoração
Primeira coisa é fazer aquela clássica pesquisa no Pinterest para buscar inspirações. Nada se cria, né meus amores?
A ideia é a decoração não gere muito custos, então use tudo o que vocês tem em casa que tenha a vê com o tema. Outra sugestão é fazer os amados DIY (Do it youself) com materiais baratinhos. Aqui vão algumas ideias:
7. Brincadeiras
E por fim, invista em algumas brincadeiras para animar a festa. Só não esqueça de respeitar alguns desejos da noiva. Tem noiva que não gosta de se expor muito, não gosta de enxer a cara, mas garanta também que as brincadeiras sejam como uma despedida de solteira mesmo.
Aqui vão algumas muito divertidas!
- Vídeo com perguntas e respostas do noivo.
- De quem é a boca: fotos das bocas das pessoas que a noiva já namorou ou ficou e ela precisa adivinhar de quem é aquela boca.
- Piñata
E ai pessoal, o que vocês acharam? Tem alguma dica que você gostaria de compartilhar que faltou aqui? Vocês tem alguma dúvida, pergunta?
Me procure para trocarmos uma ideia e não deixe de seguir meu Instagram com sempre muita novidade.
Até a próxima!