Desperte todos os dias com vontade e se sentindo bem!
Eu ando em uma fase da minha vida que quero a qualquer custo ter hábitos mais saudáveis. Depois de enfrentar o espelho e ver que as coisas estão mais para baixo do que para cima, percebi que era a hora de tomar uma atitude. E esses hábitos mais saudáveis não tem como objetivo apenas garantir um corpo magrinho com tudo durinho, a lista de exigências cresce todos os dias. Por isso, hoje resolvi me preocupar com um dos itens dessa lista: sono! E preparei um post com 7 Dicas para acordar cedo e vencer o despertador.
Afinal, com o passar dos anos descobrimos que o nosso exterior nada mais é que um reflexo do interior e isso vai muito além de um abdômen definido, um bumbum em pé e uma pele perfeita. A cada ano que passa, vemos que não existe dieta e sim hábitos, que não existe projeto e sim mudanças, que não existe detox para aquela festa do fim de semana e sim planejamento.
Só que a verdade é que o primeiro passo para conquistar tudo isso, está concentrado unicamente em um lugar, nossa mente. Então se o papo é alimentação, exercício físico, criar novos hábitos, ou qualquer outra coisa relacionada à saúde, a primeira coisa que precisamos nos preocupar é com a nossa cabeça!
Será que ela está pronta para enfrentar essas mudanças?
A listinha abaixo é repleta de dicas que eu achei na internet para conseguir acordar mais cedo. E com isso, obviamente, ter um dia mais produtivo, me alimentar melhor, ter tempo para ler o livro que tá cabeceira há mais de três meses e conquistar o que eu mais quero no momento: uma vida bem mais saudável que a atual.
Sem mais delongas, vamos as dicas:
1. Durma bem:
Vamos começar pela dica mais óbvia. Tudo bem que eu comecei falando sobre o poder da mente em relação à mudanças, mas a verdade é que a nossa luta não é obviamente apenas com a nossa cabeça. Nosso físico também conta muito para conseguirmos levantar no dia seguinte. Então, apesar de óbvio, vá cedo para a cama, durma aquelas amadas 8 horas por dia que todo médico recomenda.
E aqui vão algumas coisas que podem te ajudar a ter uma noite mais tranquila:
- Tome um banho quente;
- Prepare um chá de ervas e sem cafeína;
- Evite televisão, barulhos, notícias ruins, brigas e discussões;
- Se afaste do celular;
- Diminua a luz do seu quarto;
- Leia um livro leve (de preferência ficção ao invés de autoajuda, notícias ou e-mails chatos);
- Ou escreva em um diário;
- E pratique o agradecimento.
2. Na hora de acordar: Levante e dê os primeiros passos:
De longe a parte mais difícil é levantar da cama, não é nem acordar de fato e sim sair debaixo das cobertas, onde tudo é tão calmo e quentinho. Então a dica aqui é deixe o seu celular do outro lado do quarto, onde você vai ter que levantar para desligar o alarme. Pode parecer meio malvado, né? Mas confesso que faz sentido e vou aplicar essa dica amanhã mesmo.
3. Nunca aperte o “Soneca”:
Esqueça, a partir do momento que o despertador toca e você acorda, seu sono gostoso já era! Então pense que ao apertar o soneca do seu despertador não oferece mais um sono repousante. Seu corpo e mente não está mais se recuperando, ou seja, você só está perdendo tempo. É bizarro como, quanto mais você apertar o “soneca” mais sua mente começa a ignorar o barulho e mais resistente você fica. Ninguém quer isso, certo?
4. Desenvolva uma atitude de “faça”:
Nada mais legal que acordar animado para o dia que está começando. Tentar colocar esse pensamento de “O que é que eu ainda estou fazendo aqui deitada? Tem um dia lindo lá fora me esperando!” para te motivar ainda mais a levantar cedo.
Algumas dicas que vieram na minha cabeça para desenvolver isso:
- Ao acordar pense em tudo o que você precisa fazer naquele dia;
- Escolha a frase do seu dia e a escreva em algum lugar (nem que seja em seu Instastory, diário ou agenda!).
5. Acorde sempre no mesmo horário:
Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo se acostuma com atividades repetitivas, ou seja, a famosa rotina. Então por que não tornar o horário que você acorda uma rotina também? Seu corpo fica condicionado a isso e regula os padrões do sono. Dormindo oito horas você obtém mais do que é preciso e quando você tem um horário regular para despertar, seu corpo realmente inicia o processo de acordar muito antes de seu alarme tocar.
6. Construa “momentum”:
Essa é a parte mais gostosa!
Depois de acordar tão cedo (eu sei como isso é difícil) o desafio agora é ficar acordado!
Talvez você seja daquelas que gosta de relaxar e tomar seu café tranquila. Eu adoro preparar um cházinho (se for inverno) e tomar ele lendo um capítulo de um livro no jardim da minha casa. Mas isso para alguns pode ser perigoso, por continuar tranquila de mais e não acordar de fato! Acho que funciona para mim, porque faço isso um pouco antes de sair para o trabalho. Logo depois de tomar banho, secar o cabelo, me arrumar e me maquiar! Então não tenho como pegar no sono novamente, não é mesmo?
Porém, é claro que nunca estamos satisfeitas. O desafio agora é, antes de fazer tudo isso, fazer exercício. Eu realmente PRE-CI-SO! Mas esse é assunto para outro post!
7. Não tire soneca no meio do dia:
Que coisa mais nada a vê, que é a tal da siesta? Afinal, nosso corpo tem energia suficiente para aguentar perfeitamente um longo dia. Tirar uma soneca no meio dia desregula tudo! De acordo com o Awebic se dormirmos depois de 7 horas do horário em que levantamos desajusta o nosso sono, levando a gente a dormir mais tarde e consequentemente acordar tarde outra vez.
E aí? O que achou das 7 Dicas para acordar cedo e vencer o despertador? Tem mais alguma dica para nós compartilharmos? Agora vamos praticar e ter um sono muito mais gostoso e tranquilo. Dormir é bom demais para se tornar um problema, não é mesmo? No próximo post, três receitinhas para auxiliar no sono! Fique de olho!
Beijão Carol Bueno
Images: unsplash.com