Três quesitos que eu sigo toda vez que vou escolher um hotel!
Existe coisa melhor que o conforto e a mordomia de um Hotel? Cama fofinha, lençol lisinho e café da manhã com tudo o que tem direito. Eu diria que pelo fato de hotéis estarem automaticamente ligados a viagens, as situações que nos encontramos neles sempre são maravilhosas! Mas fato é, encontrar o hotel perfeito, que atenda à todos os requisitos que julgamos necessário, não é uma tarefa fácil.
Para mim é regra, três coisas são imprescindíveis: Localização, Preço e Limpeza/ Conforto. E combinar elas, muitas vezes é um grande desafio. Então o que devemos fazer para preencher estes três ou mais requisitos?
Localização:
Como 100% das minhas viagens são à lazer, acaba que a localização do Hotel fica meio óbvia. Sempre naquela região próxima às atrações turísticas e muitas vezes próxima ao centro histórico da cidade. Porém sempre tem alguns detalhes que sempre levo em consideração que acho que valiam dar como dica. Lá vão eles:
- Fácil acesso: ou seja, para mim tem que ter algum metrô, ponto de ônibus ou trem por perto para facilitar as coisas. Se tem algo que eu gosto de fazer é usar e abusar do transporte público, principamente se estivemos falando de Europa.
- Segurança: é outra característica importante, não adianta o hotel ser barato e em uma região boa da cidade, mas estar localizado em um beco ou rua deserta. Você tem que se sentir seguro e tranquilo na região, se não sua viagem pode se tornar um pesadelo!
- Proximidade à atrações noturnas: se o hotel for próximo aos lugares que vou querer ir à noite, melhor ainda. Eu sempre gosto de voltar pro Hotel, depois de um longo dia de passeios, tomar um banho e aí depois sair para jantar, ir ao barzinho ou algo do gênero, então isso facilita as coisas.
Preço:
Acho que antes de qualquer coisa acho super importante você entender qual é a média de preço das diárias de hotel naquela região da cidade e época do ano. Para isso, o único jeito é fazer muita pesquisa!
Eu costumo usar os portais Booking.com, Hotéis.com e Trivago para fazer essas buscas. Eu e o Alex temos o costume de fazer uma pesquisa ou outra mais ou menos um ou dois meses antes de fecharmos os hotel de fato. A grande dica aqui é anotar aqueles que você mais gostou e quanto eles estão custando!
É normal na primeira pesquisa você já encontrar uma opção maravilhosa e já se apaixonar, mas se segure e fique de olho, porque esses buscadores tem promoções o tempo inteiro e vale a “espera”. Já cheguei a pagar 1/3 do preço comum da diária e por exemplo acabar fechando um hotel MUITO melhor dos que eu tinha encontrado no início da minha pesquisa.
Portanto fique de olho nos descontos! Aqui vão algumas dicas:
- Sempre faça cadastros nesses portais, geralmente eles dão cupons de desconto para primeira compra!
- Fique de olho em seus emails, pois eles sabem que você está pesquisando hotéis para certa data e cidade e vão te informar caso surja alguma promoção.
- Preste atenção nos benefícios de cada um dos portais, alguns oferecem programa de fidelidade que você pode juntar pontos e trocar por diárias de hotéis.
Nesse caso eu gosto muito do Hotéis.com porque se você possuí cadastro, consegue enxergar valores mais baixos ainda do que a busca comum.
- Outra dica preciosa é usar e abusar dos filtros na hora da busca!
Em nossa última compra, eu e Alex queríamos um hotel para Miami, com café da manhã, em Miami Beach, com um preço para 4 diárias + taxas de até no máximo R$2K. Sabíamos que essa situação era abaixo da média para o que buscávamos, mas graças à um filtro que colocamos na busca encontramos o ideal. O Hotel é super novo, recém inaugurado em Miami, ou seja, ainda não tinha relevância na busca e ficava lá para trás nas páginas de pesquisa. Porém graças ao filtro de “Hotéis com café da manhã incluso” achamos ele! Conseguimos pegar o melhor quarto do hotel e pagamos menos do que estávamos dispostos a pagar! Ou seja, tem que fuçar!
Outra facilidade que o Hoteis.com oferece é o parcelamento em até 12 vezes sem juros de qualquer hotel! E além disso, você tem a opção de escolher se você vai começar a pagar no ato da reserva ou se irá pagar no check-in. Não é incível?
Esse hotel é o The Julia Hotel caso tenham interesse em conhecer (foto em destaque).
Conforto e Limpeza:
Acredito que o item mais difícil de combinar com os outros dois é esse. Não é fácil achar opções com preço bom, na localização que queremos e ainda por cima limpo, confortável, bem decorado, com aparência bacana.
E claro que, isso vai depender MUITO de qual cidade estamos falando. Acredito muito que essa coisa de limpeza é muito cultural e se o hotel não está preparado para atender pessoas do mundo inteiro, pode ser que role uma decepção. Porém acredite, sempre dá pra encontrar! Então a dica mais preciosa nesse quesito, não são as fotos, por favor não caia nessa! São os comentários das pessoas que já se hospedaram lá!
Leia o máximo que você puder e acredite nessas pessoas como se fossem seus melhores amigos . Claro que você vai encontrar comentários muito exagerado, ou até de detalhes que para você não fazem tanta diferença. Eu já consegui descobrir detalhes importantes nesses comentários, como por exemplo o fato que um determinado hotel cobrava uma taxa de resort à parte para se usar as piscinas.
Enfim, estas são as minhas dicas! Quais são as suas? Mande para nós e compartilhe!
Até à próxima!